Com a previsão de chuvas intensas a partir desta quinta-feira (03/04), a cidade de Petrópolis já se prepara para reduzir riscos e garantir suporte à população.

O prefeito Hingo Hammes convocou nesta quarta-feira (02/04), uma reunião intersetorial para preparar a cidade para as fortes chuvas previstas para o fim de semana. A chegada de uma frente fria aliada a um canal de umidade pode trazer temporais com riscos de alagamentos, inundações e deslizamentos, especialmente entre sexta e sábado

Diante do cenário, ações emergenciais foram definidas para agilizar atendimentos e minimizar danos. Entre as medidas adotadas estão:

Reforço no atendimento à população: 10 linhas telefônicas exclusivas para emergências pelo 199.
Monitoramento constante: Liberação de imagens das câmeras do Cimop assim que a chuva começar.
Atendimento descentralizado: Base da Defesa Civil em Itaipava para agilizar suporte nos distritos.
Equipes de prontidão: Samu, Guarda Civil Municipal e Comdep em alerta máximo.
Abrigos organizados: O Centro de Acolhimento Gabriel Vila Real da Rocha (Rua Floriano Peixoto, no Centro) está preparado para receber desabrigados.
Reforço da Enel: Aumento de 50% no efetivo para garantir reparos rápidos no fornecimento de energia.
Bombeiros e viaturas estrategicamente posicionadas para ações rápidas em áreas de risco.

A Defesa Civil reforça a importância de que os moradores fiquem atentos aos alertas oficiais e acionem o 199 ao perceberem qualquer situação de risco. A recomendação é que a população evite áreas vulneráveis e siga as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos.

.