Prefeitura cria comissão de Segurança Viária e Mobilidade Urbana
Com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito, formulando propostas para assegurar a convivência dos diversos usuários das vias públicas, a prefeitura de Petrópolis, por meio da CPTrans instituiu a Comissão de Segurança Viária e Mobilidade Urbana – CSVMob.
“Esse planejamento de mobilidade urbana segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (2021 a 2030), instituído em 2018 pela lei federal, regulamentado pelo CONTRAN. Seguindo ainda o plano de mobilidade aqui de Petrópolis, pretendemos criar soluções para a cidade que vê a frota de veículos crescer a cada ano. Principalmente, reduzindo as mortes no trânsito”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
Uma das metas é a redução mínima de 50% das mortes de pedestres, ciclistas e motociclistas, até 2030. Além disso, aumentar, em pelo menos 20%, a participação dos modais ativos no trânsito, ou seja, bicicletas e pedestres.
“A gente vem estudando esse cenário há alguns anos. Em 2021 chegamos a fazer um levantamento de propostas que estimulem as pessoas a buscar fazer deslocamentos curtos à pé, de forma segura. Um dos projetos prevê a criação de ciclovias”, revela o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
A fiscalização do estacionamento irregular e a intensificação de ações de educação no trânsito também estão previstas entre as ações para minimizar a violência no trânsito nos próximos cinco anos.
Para compor a comissão, representantes do poder executivo e entidades da sociedade civil, serão nomeados pelo presidente da CPTrans. Sendo três membros da CPTrans, dois da prefeitura, um da Ascom, um da secretaria de Educação, um da secretaria de Saúde, um da secretaria de Planejamento e Orçamento, um da secretaria de Obras, um da Procuradoria-Geral, um da Guarda Civil Municipal, um do 26º Batalhão da Polícia Militar, um do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, um do Samu, um do hospital de atendimento a acidentes de trânsito, um do Detran, um do DNIT, dois da Polícia Civil, um do COMUTRAN. O mandato dos membros terá duração de dois anos e as reuniões serão mensais.




