A iniciativa, fruto de uma parceria inédita com a IBM, permitirá que pesquisadores e estudantes tenham acesso a uma das tecnologias mais avançadas do mundo, utilizada para resolver problemas complexos em diversas áreas do conhecimento.
Além de impulsionar a pesquisa científica, o HUB fortalecerá a formação de profissionais altamente qualificados, ampliando as oportunidades de emprego no setor de tecnologia. O projeto conta com o apoio de Niterói e Macaé e se conecta a iniciativas já consolidadas na cidade, como o LNCC e o Serratec.
Outro destaque do novo centro é sua contribuição para a pesquisa genômica, área em que Petrópolis já se destacou durante a pandemia ao mapear mutações do vírus da Covid-19. Com o suporte da inteligência artificial e do supercomputador Santos Dumont, a cidade se posiciona na vanguarda da inovação tecnológica.
Com essa conquista, Petrópolis não só atrai investimentos e empresas do setor, como também oferece aos seus moradores novas oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, consolidando-se como um grande polo de ciência, tecnologia e inovação.