Após a repercussão negativa de sua declaração sobre a atuação policial no Brasil, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, voltou atrás e buscou esclarecer sua fala.

No início da semana, a afirmação de que a “polícia prende mal” gerou forte reação de entidades de segurança e agentes da lei.

Em sua retratação, Lewandowski destacou a eficiência e a preparação das forças policiais do país. “Quero ressaltar agora, publicamente, que nós temos uma polícia brasileira altamente eficiente e preparada. Minha expressão foi retirada de contexto. O que eu quis dizer é que as polícias precisam ser melhor remuneradas, equipadas e informadas para que as prisões sejam feitas conforme a lei, evitando correções judiciais posteriores”, explicou.

A declaração inicial do ministro gerou críticas de diversos setores, que viram a fala como uma desvalorização do trabalho policial. Com a correção pública, Lewandowski tenta amenizar a polêmica e reforçar seu apoio às forças de segurança.

levandowski