Pacientes de Ortopedia do Hospital Nelson de Sá Earp já tem avaliação de risco na chegada.
O objetivo da medida é dar prioridade para pacientes mais graves e agilizar o atendimento da população.
A através da Secretaria Municipal de Saúde, implantou na segunda-feira (24) o novo sistema de classificação de risco para o atendimento de ortopedia do HMNSE.
Um enfermeiro faz o acolhimento do paciente, identifica a gravidade do quadro e classifica como vermelho, amarelo, verde ou azul.
“Nossa maior preocupação é garantir um atendimento melhor no hospital, que é referência no atendimento de ortopedia, e assim reduzir filas e agilizar o serviço para a população” comentou o prefeito Hingo Hammes.
A equipe da unidade, que atende em médica 150 pacientes de ortopedia por dia, recebeu treinamento para o Protocolo de Manchester, que permite saber a gravidade do estado de saúde dos pacientes, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, entre outras informações. A classificação é feita através de uma consulta realizada por um enfermeiro/a, que também verifica os sinais vitais do paciente. Os pacientes são divididos da seguinte forma: Emergência = vermelho; urgência = Amarelo; Pouco urgente = verde; E Não urgente = azul.
“É importante entender que não podemos deixar pacientes graves esperando e aqueles que estão sentido dor não podem ser atendidos depois de pacientes que não são urgentes. Desta forma, com organização, o serviço será muito mais eficiente”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Luís Cruzick.
